Celestial hemisphere:  Southern  ·  Constellation: Canis Major (CMa)  ·  Contains:  16 omi01 CMa  ·  Sh2-308  ·  The star ο1CMa
Getting plate-solving status, please wait...
Sharpless 308, Alan Santana
Powered byPixInsight

Sharpless 308

Getting plate-solving status, please wait...
Sharpless 308, Alan Santana
Powered byPixInsight

Sharpless 308

Equipment

Loading...

Acquisition details

Loading...

Description

Sh2-308 , também designado por Sharpless 308 , RCW 11 , ou LBN 1052, é uma nebulosa de emissão e região HII localizada perto do centro da constelação Cão Maior, composta por hidrogénio ionizado. É cerca de 8 graus ao sul de Sirius , a estrela mais brilhante no céu noturno. A nebulosa é como uma bolha, cercando uma estrela de Wolf-Rayet chamada EZ Canis Majoris . Esta estrela está na breve fase pré-supernova de sua evolução estelar. A nebulosa está a cerca de 4.530 anos-luz (1.389 pc) da Terra, mas algumas fontes indicam que tanto a estrela quanto a nebulosa estão a 5.870 anos-luz (1.800 pc) de distância. Outros ainda indicam que a nebulosa está a 1.875 anos-luz (575 pc) da Terra.

Sh2-308 envolve a estrela de Wolf-Rayet EZ Canis Majoris, também designada EZ CMa ou WR 6. Sua magnitude aparente varia de 6,71 a 6,95. Seu tipo espectral indica que a estrela é muito quente e luminosa. O espectro mostra que é desprovido de hidrogênio na superfície. Espera-se que EZ Canis Majoris exploda em uma supernova , portanto, subsumindo a nebulosa.

A nebulosa foi formada há cerca de setenta mil anos pela estrela EZ Canis Majoris, lançando suas camadas externas de hidrogênio , revelando camadas internas de elementos mais pesados. Ventos estelares rápidos , soprando a 1.700 km/s desta estrela, criam a nebulosa em forma de bolha enquanto varrem o material em movimento mais lento de uma fase anterior da evolução da estrela. O hidrogênio que compõe a nebulosa é ionizado por radiação ultravioleta intensa . A nebulosa tem aproximadamente 60 anos-luz de diâmetro em seu ponto mais largo.

O período mais favorável para observar a nebulosa no céu noturno é entre os meses de dezembro e abril. Sua declinação meridional facilita a observação do hemisfério sul , embora seja facilmente visível da maior parte do hemisfério norte também. Aparece como uma nuvem fraca em fotografias tiradas com instrumentos amadores de alta potência, com a ajuda de filtros especiais.

Comments

Sky plot

Sky plot

Histogram

Sharpless 308, Alan Santana